Dor Cervical
A dor na região cervical pode ser classificada de várias maneiras - por exemplo, aguda ou crónica; associada ou não associada a dores de cabeça occipitais.
No entanto, a classificação mais relevante separa a dor cervical em neuropática, quando existe uma alteração no nível do nervo (s) identificável (s) como causa dos sintomas, e não neuropática. Esta distinção afeta a avaliação, diagnóstico e o tratamento escolhido (Cohen & Hooten, 2017).
As dores lombares e cervicais são condições que afetam um número cada vez maior de indivíduos em termos de prevalência e incapacidade (Hurwitz et al., 2018).
A Dor Cervical é um problema que afeta um número muito elevado de pessoas. Pode ser causada por diversos motivos, pode provocar uma dor irradiada (à distância) ou não, e pode promover o aparecimento de cefaleias (dores de cabeça).
A dor no pescoço tem alta prevalência em países desenvolvidos, sendo uma das principais causas de comorbidade em todo o mundo (Cohen & Hooten, 2017).
Apesar do enorme transtorno que a dor no pescoço impõe à sociedade, atrai apenas uma pequena fração do investimento, comparativamente com a que é dada à "dor nas costas" em geral (Cohen & Hooten, 2017).
Cohen, S. P., & Hooten, W. M. (2017). Advances in the diagnosis and management of neck pain. BMJ, j3221. doi:10.1136/bmj.j3221
Hurwitz, E. L., Randhawa, K., Yu, H., Côté, P., & Haldeman, S. (2018). The Global Spine Care Initiative: a summary of the global burden of low back and neck pain studies. European Spine Journal. doi:10.1007/s00586-017-5432-9
Imagem: Pinterest